A velhice chega para nós, para nossos familiares e para nossos amigos. Ou seja, ela chega para todos. E deve ser aproveitada com plenitude. Mas por que estamos falando disso? Nesta fase, é importante que nos adaptemos a certas coisas e também que as coisas sejam adaptadas para que tenhamos mais conforto e segurança.

A nossa casa é uma dessas coisas que devem ser adaptadas às necessidades. O banheiro, por exemplo, é um local em que se cai muito. As pessoas molham o piso e vira um verdadeiro sabão. Às vezes não tem como trocar o piso, mas há alguns tapetes de borracha que grudam no chão. Outra boa ideia são as barras, para evitar que as pessoas usem alternativas de apoio, como a torneira, que podem agravar a queda.


Um dos lugares mais perigosos de uma casa é o caminho do quarto para o banheiro. E isso tem muito a ver com a iluminação. Ao mesmo tempo em que é melhor evitar superfícies e lâmpadas muito brilhantes porque os olhos já não se adaptam com tanta rapidez à claridade, é fundamental que exista uma iluminação acessível. E algo muito importante: o caminho tem que estar sempre completamente livre.


As escadas completam o trio crítico de áreas da casa no que diz respeito a quedas. O pior tipo é a escada tradicional de sobrado, com janela no topo e iluminação frontal. A luz bate de frente e quem olha para baixo não vê o degrau. O ideal é que os carpetes sejam evitados. Se houver, devem ser sem estampas e perfeitamente lisos e esticados.


Além disso, é bom que exista uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau. O corrimão deve ser firme, ficar dos dois lados, começar antes da escada e terminar um pouco depois. A altura do degrau também não pode variar. 


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.