Decorar a casa é algo muito prazeroso. Escolher móveis, onde eles ficarão, pensar nas cores... Tudo isso é tão especial. Mas existem outras coisas que complementam a beleza de uma casa. A iluminação é uma delas. Por isso, separamos algumas dicas rápidas para ajudar na hora do planejamento.

Na cozinha, por exemplo, é uma boa ideia compor linhas por toda a extensão do espaço. Esse recurso, diferentemente de quando há um único foco de luz centralizado no forro, ajuda a distribuir a claridade de modo uniforme. Outra possibilidade é instalar um ponto central e outro sobre a bancada. E, ainda, você pode acrescentar um ponto extra, que acenda individualmente ao ser acionado, por exemplo, quando alguém for beber água de madrugada.


O quarto, assim como a sala, também exigem certo jogo de cintura, já que, se o quarto for ocupado por mais de uma pessoa, a iluminação deve contemplar usuários com hábitos distintos. Instalar abajures ou pendentes dimerizados próximo da cama ajuda a não incomodar o parceiro quando você quiser ler ou levantar à noite. Para a iluminação geral, vale investir em luzes difusas ou indiretas. Evite luminárias com foco direto sobre a cama, que ofuscam quem está deitado.


Investir na automação economiza energia elétrica. Quando reduzimos a potência das lâmpadas, criamos cenários com diferentes intensidades de luz e diminuímos o consumo de eletricidade. Isso produz menos calor e amplia a vida útil desses equipamentos.


Se tudo já está pronto e a iluminação não ficou legal, deixando o ambiente "frio", acrescente abajures dotados de lâmpadas incandescentes ou halógenas. 


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.