Ter uma hortinha é ótimo. Além de ajudar na hora de preparar as refeições, ela traz o verde para dentro de casa e pode até ser uma terapia durante o tempo em que nos dedicamos a cultivá-la. Mas como montar uma hortinha? A revista Casa e Jardim deu várias dicas que abraçamos e queremos compartilhar com vocês:

Onde montar?
Diferente de plantas grandes, ela podem estar em qualquer lugar da casa. Na varanda, na cozinha e até em jardineiras! "A paisagista Ana Claudia e Costta Pinto usou o parapeito da janela para enfileirar as pás para cereal com ervas e temperos: a partir da esq., capuchinha, sálvia, manjericão, cebolinha, bálsamo, sálvia e alecrim. O trato é simples. “Bastam quatro horas diárias de sol e regas todos os dias para que se desenvolvam”, diz Ana Claudia. A dica antes de plantá-las na pá para cereal (foto) ou em qualquer outro recipiente é fazer um furo no fundo, para drenar a água e não encharcar demais as espécies."



Plantar mudas de diversas espécies em um mesmo lugar?
"Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos. Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa. A hortelã tem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies. “Deve ser plantada sozinha, assim como a salsinha”, diz a herborista Sabrina Jeha, da Sabor de Fazenda. “O que se usa mais é melhor ter em vaso separado”, completa ela. Algumas misturas que dão certo: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha."



E o adubo?
"Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica. Além da torta de nim, que aduba e afasta pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca ou torta de mamona, que é rica em nitrogênio e faz com que as folhas fiquem grandes e robustas. no entanto, cuidado: a torta de mamona é tóxica para bichos e crianças. Evite misturá-la à farinha de osso, porque os cachorros são atraídos pelo cheiro. Pode-se substituir a torta de mamona pela torta de algodão."

Depois dessas dicas, nem tem como não querer ter uma hortinha, não é?
Já vamos providenciar a nossa!
Amamos a ideia!


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.