Muitas pessoas acreditam que o Feng Shui é uma forma de decoração oriental, mas na verdade ele é uma técnica chinesa que analisa o fluxo de energia de um local para deixá-lo saudável e benéfico para os seus moradores. Uma das formas de harmonizar o ambiente é usando as cores da forma correta e, hoje, vamos falar das três cores primárias: azul, amarelo e vermelho e como você deve usá-las para que o ambiente fique em harmonia e você atraia para a sua casa o que tanto deseja.
O amarelo estimula o intelecto e ajuda nos estudos. É a cor da luz e, por este motivo, deve ser usada em ambientes escuros em conjunto com boa iluminação. Incentiva a comunicação, o mental e abre o apetite. Tons claros são considerados neutros. Tons fortes requerem cuidados, pois pode provocar estímulo exagerado da mente e da comunicação, gerando atrito, fofocas e confusão mental.
O azul é associado com a energia do elemento água. É uma cor que tem efeito calmante e tranquilizante para as pessoas quando aplicado em um ambiente. Pode levar às pessoas a interiorização e meditação, e ainda apoiar o trabalho interior, pois o azul diminui a frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial. O tom também pode ser usado para aumentar a frieza, a calma e para criar privacidade. Em excesso, o azul é perigoso, pois irá provocar sono, tristeza e angústia.
O vermelho é associado ao elemento fogo. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é um tom excitante e estimulante, provocando atritos, agitação mental, excesso de nervosismo e preocupações. A cor do sangue pode aumentar a frequência cardíaca, respiração e pressão arterial. Ainda pode estimular as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. No quarto do casal, quando usado com bom senso, é uma ótima fórmula para o amor e a paizão. Na sala de jantar, copa e cozinha, ela incentiva o apetite e a fala.