Quando o ambiente é pequeno, é preciso cuidado redobrado para decorá-lo. É por isso que separamos para você cinco dicas do que NÃO fazer na decor de espaços reduzidos. Confira!


#1 NÃO PLANEJAR
Antes de decorá-lo, é essencial ter em mente quais as suas necessidades para aquele espaço e como supri-las, para que o cômodo seja aproveitado da melhor forma possível. Quando a metragem é restrita, sem escolhas e planejamento, o risco do ambiente virar um depósito de ideias desconexas é ainda maior. Por isso, a solução é focar na funcionalidade, em especial, ao definir os móveis.

#2 NÃO MEDIR O ESPAÇO DISPONÍVEL
Antes de comprar o mobiliário para qualquer ambiente, especialmente os pequenos, o ideal é fazer uma planta baixa e verificar qual a medida máxima para a peça a ser adquirida, considerando o local onde será colocada, eventuais folgas para facilitar a limpeza e o manuseio e as áreas de circulação. Em espaços limitados, adquirir mobiliário planejado sob medida é uma ótima solução, outra alternativa são as peças multiuso e/ou retráteis.


#3 OBJETOS FORA DO LUGAR
Ambiente desorganizado, com objetos fora do lugar, provoca a sensação de que o local é ainda menor, tornando-o desconfortável e sufocante. Uma estratégia que ajuda a manter o espaço bem arrumado é ter baús, caixas e armários com gavetas para armazenar de tudo. As prateleiras que ficam expostas devem conter apenas o necessário e poucos itens decorativos. Nos quartos, as camas com gavetões são uma alternativa em prol da organização. Mas o mais importante é seguir a regra: usou, guardou! 

#4 PREJUDICAR A ÁREA DE CIRCULAÇÃO
O prejuízo das áreas de circulação se dá, de forma corriqueira, pelo uso de peças maiores do que o ambiente comporta. Outro fator é o acúmulo de móveis ou objetos, o que pode resultar em uma "área livre" complexa e com desvios. Para os espaços bem pequenos, a sugestão é criar de uma linha para a circulação com, no mínimo, 60 centímetros de largura. Outra dica é sempre considerar o espaço para a abertura de portas e gavetas antes de mobiliar o cômodo. Evite também peças encostadas em paredes próximas ao fluxo de passagem, como entre duas portas ou na entrada de corredores.


#5 ABUSAR DE CORES FORTES E ESCURAS
Exagerar nas cores escuras em ambientes pequenos pode diminuir ainda mais a sensação de amplitude. No entanto, isso não significa que se deva abandonar os tons mais fortes ou mesmo o preto. É tudo uma questão de equilíbrio. Em cômodos reduzidos, o ideal é usar cores claras e neutras nos revestimentos e móveis mais extensos, como sofás. As tonalidades mais intensas podem ser aplicadas nos detalhes como almofadas, móveis menores e de apoio, objetos decorativos e mesmo em recortes pequenos nas paredes.


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.