Escolher o melhor piso para os ambientes da casa não é tarefa fácil. Por isso é preciso levar em consideração o tipo de uso em que o espaço terá. Muito importante também é a qualidade do produto e consultar um bom profissional é fundamental. 

Os riscos de comprar um material de qualidade duvidosa são muitos: ele pode se empenado ou ter falhas na tonalidade. A dica é verificar o material assim que recebê-lo. E, claro, a aplicação de qualquer tipo de piso dever ser feita por mão-de-obra qualificada.

Confira os principais tipos de piso e as indicações de uso para cada um!


Cimento Queimado: Este tipo de revestimento oferece um visual rústico e contemporâneo, mas tem lá suas controvérsias, pois as trincas são inevitáveis assim como o efeito manchado. A dica é não usar cimento queimado em áreas externas, pois ele acaba rachando e não tem durabiliade muito grande. Por não ter rejuntes e facilitar a limpeza, o acabamento de cimento queimado é muito apreciado em pisos e paredes de cozinha.


Porcelanato: O porcelanato é o queridinho dos arquitetos e dos clientes. São vários os motivos: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons, texturas e tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável e sua instalação é relativamente rápida. Osmais vendidos no mercado são o técnico, polido ou natural (versão mais comum do porcelanato, com reflexos) e o acetinado ou mate (fosco e antiderrapante).

Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Seu uso é muito amplo, tanto na cozinha quanto no banheiro, assim como em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.


Azulejos: Os azulejos recebem a mesma orientação do porcelanato. A preferência é utilizar as peças retificadas, que passam por um processo mais rígido de qualidade e possuem medidas alinhadas, seguindo um padrão. Quando as peças não são retificadas a aplicação exige um espaço maior entre um azulejo e outro para disfarçar a diferença entre elas.


Madeira: Assoalhos de madeira maciça são nobres e mais caros. O mesmo para taco e parquês, também fabricados de madeira natural. Opções como laminados e carpete de madeira são alternativas, pois misturam outros materiais que dimuem o custo sem perder qualidade do produto. Ótimos para usar em salas de estar, jantar e quartos, pois dá uma sensação maior de conforto.


Deixei seu comentário aqui:

Produção de conteúdo: Alto Carioca (altocarioca@altocarioca.com.br). Tecnologia do Blogger.